A 15ª edição de A Fazenda, da Record, começou e já está dando o que falar. Entre os novos peões, o elenco conta inclusive com Radamés Martins, ex-jogador de futebol. Além disso, diversos outros participantes que sempre compartilhavam suas rotinas de treino nas redes sociais, como Jaquelline Grohalski. A quebra do hábito da atividade física pode não ser nada fácil para a saúde e pensando nisso, o personal trainer Bruno Sapo, criador do TDS (Treino do Sapo) e de diversas metodologias de treinos em casa, dá dicas para ninguém ficar parado (nem peões, nem espectadores!).
“Infelizmente, durante a pandemia, todos nós vivenciamos como é desafiador ficar confinado. Também, muitos de nós percebemos como o exercício pode ser uma válvula de escape importante. O exercício alivia os sintomas de depressão, ansiedade e reduz os níveis de estresse, o que é muito importante para quem está sob a pressão de um reality show”, afirma.
Na fazenda ou em casa
Se manter ativo não precisa ser um grande desafio, desde que encaixe de forma natural na sua rotina. “Na Fazenda existem tarefas como cuidar dos animais, e isso já é uma forma de se movimentar”, destaca o personal. O mesmo vale para quem está assistindo de casa. Tarefas domésticas bem executadas já colocam o sofá em segundo plano.
Além disso, Bruno indica usar o peso corporal como seu aliado. “Agachamentos, flexões, abdominais, burpees e entre outros são a saída. Como eles não tem relógio, a solução é fazer por repetição. Em um dia faz 10, depois 12 e assim vai progredindo ou mantendo”, explica. O legal é que para quem está em casa, esses exercícios podem ser feitos inclusive na sala, sem perder nada do que rola no reality.
Sem estresse no jogo
A falta de atividade física além de tudo pode resultar em picos de estresse. “O que pode resultar em aumento de ansiedade e consequentemente piorar a estratégia dos participantes no jogo”, afirma. Então o segredo é saber o que você gosta de fazer e colocar em prática.
“As vezes ficamos presos a uma receita e tenta fazer algo que não gosta porque leu em algum lugar que é ligeiramente mais eficaz. E aí não consegue dar continuidade, treinar com consistência e acaba parando. Então, se gosta de dançar, dance; se gosta de correr, corra. O importante é se mexer e o prazer junto do exercício fará a mágica acontecer”.
Eliminados
Hora de correr atrás do prejuízo! Segundo Bruno, para os peões que simplesmente abandonam a prática durante o confinamento, assim como para quem está acompanhando do lado de fora, não existe segredo para voltar ao foco. “Não tem atalho, apenas volte ao plano o mais rápido possível. Regularize seu sono, volte a uma alimentação adequada e a um cronograma traçado por um profissional”.
Saiba mais sobre Bruno Sapo
Os conceitos do futebol americano e os R$ 200 emprestados do pai foram suficientes para levar Bruno Sapo a se tornar uma referência em educação física. O TDS, como ficou conhecido o “Treino do Sapo”, foi desenvolvido pelo então atleta de futebol americano para jogadores profissionais, mas acabou conquistando o público geral do Rio de Janeiro. Quebrando barreiras, agora o personal vive em São Paulo, levou seu treino para a badalada Cia Athletica. “Preto, Profissional de Educação Física, anti-racista, treinador, ex-atleta, nerd e crossfiteiro”, como se descreve Bruno, através de seus posts no Instagram, o carioca se posiciona abertamente sobre temas que muitos não teriam coragem de falar como a própria gordofobia no esporte e se evidencia ainda mais por isso.
+ There are no comments
Add yours