Tiago Leifert e Daiana Garbin celebram alcance da 3ª edição da De Olho nos Olhinhos

A terceira edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”, criada pelos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, realizou o Dia D no último dia 21 de setembro, em 44 shoppings da Rede ALLOS em 30 cidades do Brasil. A mobilização nacional reuniu médicos voluntários, diversos profissionais e estudantes da área da saúde, além de entidades médicas e científicas em torno de uma grande causa: espalhar a informação da importância de levar bebês a consultas com um oftalmologista. Isso pode levar ao diagnóstico precoce do retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos e que é o tumor ocular mais frequente na infância. Se for descoberto cedo e tratado adequadamente em centros de referência, a chance de cura é de aproximadamente 90%.

“Neste ano, conseguimos promover uma grande ação nacional para que as pessoas saibam da importância de levar os bebês a consultas regulares com um oftalmologista. Precisamos reforçar a mensagem de que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do retinoblastoma e pode evitar que as crianças percam a visão e até mesmo a vida. Além disso, há várias outras doenças oculares que só uma consulta com um oftalmologista pediátrico pode identificar e as famílias precisam ter esse hábito”, afirma Tiago Leifert.

“Esse dia de mobilização nacional só foi possível graças ao apoio de marcas, centenas de parceiros, médicos e profissionais da saúde voluntários de todo o Brasil, e nós ficamos muito felizes, gratos e emocionados por essas parcerias que nos ajudaram a levar as mensagens da “De Olho nos Olhinhos” a mais lugares, alcançando mais gente. E agora começa a parte mais importante do nosso trabalho, que é acolher e ajudar as famílias e crianças que forem diagnosticadas”, explica Daiana Garbin. Alguns momentos do dia podem ser vistos AQUI e AQUI.

A “De Olho nos Olhinhos” se transformou em ONG para espalhar informações sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, além de atuar no auxílio de famílias do Brasil inteiro para que encontrem médicos, realizem os exames necessários e cheguem aos centros de referência nos casos de diagnósticos confirmados.  Desde o início da terceira edição da campanha, no dia 11 de setembro, o e-mail de contato da ONG recebeu dezenas de mensagens com pedidos de informação e fotos de crianças com suspeita de retinoblastoma. Alguns desses casos já foram confirmados e encaminhados para centros de referência.

Os sintomas mais comuns da doença são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos. A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente.  O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.

Em 2024, campanha atinge 600 municípios e chega a estádios de futebol e farmácias; Lua foi homenageada em jogo do Vasco da Gama

Em 2024, a campanha começou no último dia 11 e segue até 12 de outubro, em pontos físicos e também em mobilização nas redes sociais. Durante as próximas semanas, Daiana Garbin vai publicar vídeos em seu canal no Instagram (@garbindaiana) e Youtube (@daianagarbin) entrevistando médicos.

Neste ano a “De Olho nos Olhinhos” chegou a mais de 600 municípios com materiais em 3.100 farmácias da RD Saúde (Raia e Drogasil). As fraldas DryLock cederam espaço estratégico na embalagem, com QR Code e logo da campanha. A Eletromidia segue parceira da campanha disponibilizando espaços estratégicos em pontos de ônibus, metrô, aeroportos e elevadores residenciais e comerciais. E a Itabus envelopou um ônibus no Rio de Janeiro com a mensagem da campanha.

A rodada do fim de semana de 21 e 22 de setembro teve ações em quatro partidas: Corinthians e Atlético Goianiense, São Paulo e Internacional, Vitória e Juventude e Vasco da Gama e Palmeiras. Nesses jogos, as equipes posaram para fotos com a faixa da campanha e as crianças usaram camisetas especiais. O Vasco ainda foi além: colocou o patch da “De Olho nos Olhinhos” ao lado do escudo do time e estampou a camisa com nomes de crianças em tratamento, uma delas foi Lua, filha de Tiago e Daiana, que apareceu na camisa 99 do centroavante e ídolo do time Pablo Vegetti. No dia seguinte as peças foram para leilão no site da PLAY FOR A CAUSE e toda a renda será revertida ao GRAACC.

 E  neste ano a campanha ganhou um novo integrante: o mascote Flash, um gato que simula um dos sintomas visíveis da doença – o olho de gato – que está nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica.

Além disso, a “De Olho nos Olhinhos” apoiou várias iniciativas: em 13 de setembro foi o dia especial de atendimentos promovido pelo Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina e Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Neste mutirão foram atendidas 172 crianças, com a realização de 516 exames por 40 médicos voluntários. 

Em 16 de setembro, Tiago e Daiana participaram de uma palestra no Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) voltado para mães, gestantes e equipe multiprofissional da área de saúde do PECP. E no dia 19 de setembro, os jornalistas estiveram no Rio de Janeiro/RJ para participar de ação promovida pela TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer -, em que a estátua do Cristo Redentor foi apagada para chamar atenção para o retinoblastoma. 

Encerrados os eventos presenciais, a partir de agora a campanha segue nas mídias até 12 de outubro.

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