Stories Collective celebra a diversidade através das artes e da moda, com revista impressa e exposição gratuita

A plataforma de arte contemporânea Stories Collective é um verdadeiro coletivo de sonhadores e agentes de mudança que têm a coragem de imaginar e construir um mundo diferente. Através das artes visuais, da moda, do design, da cultura e da tecnologia, essas mentes se reúnem novamente, na 4ª edição do projeto, que chega como um convite ao coletivismo, à pluralidade, à diversidade. A exposição Stories Collective #4 estará aberta ao público de São Paulo entre de 03 a 08 de outubro, com entrada gratuita.

“Vivemos um momento de retrocessos globais, em que países e corporações reduzem ou desmantelam seus compromissos com Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI); figuras polarizadoras atacam os direitos humanos e há uma epidemia de solidão assolando o mundo. Esta edição responde a esse cenário, celebrando a representatividade, a autenticidade e o senso de comunidade. Para nós, o coletivo é a força essencial para a construção de uma sociedade mais justa”, afirma Gabriela Splendore, diretora criativa do projeto.

O tema da vez gira em torno da construção coletiva e diversa. Todo o conteúdo é inédito e cuidadosamente produzido a muitas mãos. Quem passar pela exposição gratuita, no pulsante bairro da Barra Funda, poderá levar para a casa a desejada edição impressa da revista Stories Collective #4. 

Na contramão da rapidez que o mundo impõe, a Stories Collective #4 vem com 180 páginas recheadas de sonhos e viagens coletivas. Um impresso atemporal – para ser guardado, revisitado e apreciado – que reflete sobre a pluralidade como motor para a inovação.

Além de promover o encontro físico na exposição, a plataforma também conta com um espaço online: o portal https://storiescollective.com/ – que é uma verdadeira ilha de beleza e inspiração (sem anúncios publicitários pipocando na tela). A partir de 09 de outubro, o link estará atualizado com os conteúdos da edição 4.

O projeto se completa com workshops direcionados aos alunos do programa “Imprensa Jovem”, política pública da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Este material também será disponibilizado online. 

Stories Collective #4 possui patrocínio master do Instituto C&A e é viabilizado através do ProAC, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. O projeto tem a direção criativa de Gabriela Splendore, fundadora da Stories Collective e da produtora cultural Cult Art, a edição executiva de Mariana Lourenço, o design gráfico de Ally Fukumoto e conta com a editora convidada Paula Jacob. 

Como diz a filosofia Ubuntu: 

“eu sou porque nós somos”.

 “Body Of Work” – foto: Johnny Moraes


Alguns destaques da mostra Stories Collective #4

  • A educadora, filósofa, escritora e ativista Helena Theodoro reflete sobre como as tradições dos terreiros e do Carnaval criam espaços sagrados, onde passado e presente se entrelaçam para preservar a cultura e transformar comunidades em “Falando de Gerações”.
  • Linguagem, autoria e identidade aparecem no editorial de capa, “Por Trás da Imagem”, que une texto e imagem em uma arte-manifesto sensível e provocativa. Nele, a palavra é a matéria-prima da artista Tatt. Um convite para enxergar além da estética, valorizando gestos, presenças e poesias.
  • Os outros belíssimos ensaios fotográficos: “Ancestral Edge”, “Ethereal Frames”, “Body Of Work”, “One Of One”, Cabeça Feita”, “Common Thread”, “Yellow Heritage”, “Raízes do Futuro”, “Signs and Shadows”, “Art As Us”, “Reclaimed”.
  • A artista Renata Felinto questiona as estruturas de poder no sistema das artes visuais, rejeitando a “inclusão” superficial e propondo “aldeamentos artísticos” que operam por epistemologias negras e indígenas no artigo “O Pacto Nanasístico da Pretitude”.
  • A pedagoga Ana Flor Fernandes Rodrigues propõe a felicidade como ato de resistência política, mostrando como comunidades marginalizadas exercitam a “imaginação radical” para criar outros amanhãs possíveis em “Belezas são coisas acesas por dentro”.

SERVIÇO EXPOSIÇÃO STORIES COLLECTIVE #4

data: 03 a 08 de outubro

horário: 11h às 18h

local: Plano Studio Galeria  

endereço: Rua Dr. Sérgio Meira, 60 – Barra Funda – São Paulo (SP)

entrada: gratuita + distribuição da revista impressa Stories Collective #4

Sobre Stories Collective
Plataforma de arte, cultura e moda focada em histórias contemporâneas. Através de uma abordagem plural online, impressa e expositiva, o projeto se expressa através de fotografias, artes visuais, entrevistas e perfis de criativos engajados com o seu tempo. Acreditamos na diversidade para transformar e resistir. Dos sonhadores de hoje aos arquitetos do amanhã, destacamos o poder da comunidade nessa construção. Que esta edição seja um convite. 

Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A – pilar social da C&A Brasil – atua na construção de novos futuros por meio da moda. Com esse propósito, em suas frentes de Voluntariado Corporativo, Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Institucional, fortalece comunidades de todo o Brasil, atua em sustentabilidade na cadeia e fomenta o acesso a trabalho digno e justo para pessoas e grupos que lutam pela afirmação de seus direitos: comunidades periféricas, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, mulheres, refugiados e migrantes. Com mais de 30 anos de história, também realiza apoios humanitários em situações de calamidade pública, atuando nas necessidades mais urgentes após uma crise.

Entretenimento

+ There are no comments

Add yours